Reino Unido e EUA falam sobre entrada do Brasil na Convenção de Budapeste

img ]

Crédito: Divulgação

Representantes do governo do Reino Unido e dos principais estúdios de cinema dos Estados Unidos participam, na próxima terça-feira (24/11), a partir das 14 horas, de um webinar sobre a entrada do Brasil na Convenção de Budapeste – um tratado internacional de combate aos crimes cibernéticos.

A Convenção de Budapeste está em vigor desde 2004 e reúne mais de 60 países, mas somente em 2019 o Brasil foi convidado a aderir ao acordo.

O webinar faz parte de uma série de encontros promovidos pela consultoria LTAHub, especializada no combate ao cibercrime, com o objetivo de discutir as experiências de outros países e contribuir com as ações brasileiras neste campo. Os eventos anteriores contaram com a participação de representantes dos governos do Brasil, Argentina, República Dominicana e Estados Unidos.

Na próxima terça, o webinar terá como convidado o chefe para política internacional de crimes cibernéticos do Departamento de Home Office do Reino Unido, Justin Millar. Ele apresentará as experiências do seu país na Convenção de Budapeste e, em seguida, debaterá com Andressa Pappas, diretora de relações governamentais da MPA América Latina, e Felipe Senna, diretor de Políticas Públicas e Relações com a Indústria da LTAHub.

Justin Millar trabalha para o Departamento de Home Office do Reino Unido desde 2004 e já desempenhou uma série de funções políticas, incluindo proteção infantil online, combate à lavagem de dinheiro e recuperação de ativos criminosos e crimes cibernéticos. Antes de integrar o departamento do governo britânico, ele atuou no setor privado nas áreas de TI e gestão de negócios.

O webinar sobre a Convenção de Budapeste é gratuito e conta com o apoio da Embaixada Britânica em Brasília e da Motion Picture Association.

O evento pode ser acessado pelo link: ttps://us02web.zoom.us/j/84135371457

Sobre a Convenção de Budapeste

A Convenção de Budapeste serve de orientação a qualquer país que pretenda desenvolver legislação contra o cibercrime.

Em 2019, o Brasil foi convidado a aderir à Convenção de Budapeste, após iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública e dos esforços do Grupo de Trabalho constituído para esse fim, envolvendo Ministério das Relações Exteriores, Polícia Federal, Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Agência Brasileira de Inteligência e Ministério Público Federal.

Em julho deste ano, o presidente Jair Bolsonaro encaminhou ao Congresso Nacional o processo de ratificação legislativa da adesão brasileira à Convenção de Budapeste.

Uma vez signatário, o Brasil se unirá ao círculo internacional que já inclui 44 estados-membros do Conselho da Europa e 20 estados não membros, como os EUA, Canadá, Chile, Argentina, Colômbia, República Dominicana e Peru, nas Américas.

Nizan Guanaes assume posto de conselheiro do Neojiba

img ]

Nizan Guanaes (Foto: Marcelo Navarro/divulgação)

A relação de Nizan Guanaes com as artes é intensa, constante e frutífera. A mais nova incursão do empresário e publicitário baiano na área é o posto de conselheiro do Neojiba - Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, a convite do maestro Ricardo Castro. O convite foi aceito de pronto e a posse já aconteceu na segunda-feira passada.

“Quero ser embaixador desse projeto no mundo! Porque é baiano, brasileiro e global. Deus me deu o dom de comunicar, e o meu propósito é usar esse dom pra mostrar que gente é pra brilhar, não pra morrer de fome. Meu papel é fazê-lo ainda mais conhecido e mais admirado. Ele representa o talento do Brasil, a alegria do Brasil. A Bahia tenta ser modesta, mas nós não encontramos argumentos”, disse Nizan.

O Neojiba foi criado em 2007 pelo próprio Ricardo Castro, em parceria com o Governo do Estado, para promover, incentivar e apoiar o desenvolvimento e a interação social pela prática musical coletiva. Ao longo dos anos, o projeto vem colhendo vários frutos. Em 2018, ao se apresentar com o maestro durante uma turnê de ingressos quase esgotados na Europa, recebeu inúmeras críticas positivas da imprensa. Os grandes jornais europeus trataram os jovens instrumentistas e Ricardo como “o milagre musical da Bahia”.

Pequenos encontros

Com os restaurantes funcionando em horário reduzido, personal chefs de Salvador têm deixado para trás o ritmo frenético das suas cozinhas industriais para atender uma clientela, digamos, mais exigente. Em apartamentos no Horto Florestal e no Corredor da Vitória, autoridades, políticos e empresários aparecem em grupos pequenos, para almoços e jantares. Além de mais discretos, são mais eficazes para os envolvidos. Os cardápios costumam se adaptar aos vinhos, e não o contrário. E dá-lhe Pêra Manca, Opus One, Almarone! Semana passada, em um desses encontros o tema foi a CPI da Covid.

Tradição mantida

Por conta da pandemia, a Fazenda Provisão, em Ilhéus, está fazendo passeios em grupos pequenos, seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19. A fazenda é de 1820 e o primeiro dono foi o coronel Domingos Adami de Sá. Na decoração da casa, é possível ver a tradição mantida através do mobiliário de época e objetos antigos. Além disso, os visitantes podem conhecer as etapas do beneficiamento do cacau, da colheita à secagem nas barcaças.

Inauguração

As empresárias Maiza Brito e Fernanda Drummond e o empresário George Carvalho, do Grupo de Óticas Cristalli, acabam de inaugurar a segunda Zeiss Vision Center da Bahia, localizada no Shopping Barra (Piso L3). A primeira unidade, também trazida pelo grupo, abriu as portas ao público em novembro de 2020, no Shopping Paralela (Piso L1). As duas operações obedecem rígidos protocolos de saúde e segurança com todas as medidas exigidas pela OMS e pelo Ministério da Saúde.

Galeria virtual

A artista baiana Mônica San Galo, em conversa com o Alô Alô Bahia, revelou uma novidade – está imersa em seu novo projeto, uma galeria virtual, que será lançada nos próximos meses. “Estou preparando uma galeria virtual. Ansiosa pelo momento em que podermos nos encontrar ao vivo, mas por enquanto o ambiente online é o que está valendo”, dos disse. O trabalho de Mônica se caracteriza principalmente pelo uso efusivo das cores e pelos vários elementos que reportam à sua infância de menina do interior, quermesses, procissões, festas de largo, juninas, balões e recorrentes anjos e flores.

Lázaro Ramos (Foto: @marcus.steinmeyer/divulgacao)

Curadoria de peso

Lázaro Ramos é um dos curadores do Festival de Solos Online, evento que vai reunir artistas de áreas e gêneros diversos. A programação, bem variada, vai acontecer nos dias 23, 24 e 25 desse mês, tudo transmitido online pelo link youtube/brprodutora e, também, via zoom. Além do ator, escritor e produtor baiano, o evento teve a curadoria da coreografa, produtora cultural e ex-diretora do Teatro de Dança de São Paulo, Viviane Procópio, com colaboração do ator, diretor e produtor Kiko Mascarenhas.

Destaque

Pharrell Willians acaba de abrir um hotel em Miami. Trata-se do The Goodtime, que conta com 266 quartos. As diárias começam em 260 dólares, com acomodações que variam de tamanho e exclusividade, bem como de vista. Dá para escolher entre a Baía de Biscayne ou o Oceano Atlântico. O projeto é do estúdio de arquitetura Morris Adjmi, com interiores feitos por Ken Ful.

O empresário João Victor Moraes, do Grupo JRL Alimentos, celebra aniversário no dia 1º de maio e comemora antecipadamente com reunião para íntimos amigos na adega do Hotel Fasano, no Centro Histórico, em Salvador.

Gabriela Pugliesi desembarcou em Barra Grande, na Península de Maraú. Nessa terça-feira, a influenciadora digital aproveitou o dia no KA BRU Beach, um hotel boutique de apenas 6 suítes, que já foi premiado com o prestigiado Certificado de Excelência do TripAdvisor.

Retrospectiva 2020: Spotify divulga a lista dos mais ouvidos do ano

img ]

O final do ano se aproxima e você já consegue sentir o cheirinho da Retrospectiva do Spotify? É isso mesmo, o momento mais aguardado do ano, chegou! Assim como já é de costume, o Spotify preparou uma retrospectiva com as músicas, artistas, álbuns e podcasts mais ouvidos de 2020, não só do Brasil, mas de todo o mundo. Um compilado com todos os favoritos do ano em matéria de áudio. Algum palpite? Bora conferir os queridinhos do ano!

O destaque de 2020 vai para a Esquenta Sertanejo, maior playlist do Spotify no Brasil, que conquistou o seu lugar no Top 10 das playlists mais ouvidas do mundo! Contando atualmente com mais de 5 milhões de seguidores, ela existe desde a chegada do Spotify no Brasil, em 2014, e conta com os maiores sucessos da música sertaneja.

Quando o assunto é os artistas mais ouvidos do ano, vou ser sincero com você, Marília, nós até entendemos que não adianta pôr graveto numa fogueira que não pega mais, mas ainda assim precisamos ouvir seu conselho muitas milhões de vezes no Spotify. No topo dos 10 artistas do ano no Spotify, a rainha da sofrência é a mais ouvida na plataforma. Mas, calma! Ela não foi a única que nos fez sofrer esse ano. Henrique & Juliano, Gusttavo Lima, Zé Neto e Cristiano, Jorge & Mateus e Maiara e Maraisa também garantiram seu lugar no ranking. A lista dos artistas mais ouvidos do ano contou ainda com o funk, muito bem representado pela cantora Anitta e a batida do DJ Alok.

Mas, e a música mais ouvida de 2020? “Liberdade Provisória”, da dupla Henrique & Juliano. O hit garantiu aos irmãos o topo do ranking. O segundo lugar ficou com “A Gente Fez Amor - Ao Vivo”, sucesso na voz do embaixador Gusttavo Lima, seguido na terceira posição pelo hit “Graveto - Ao Vivo”, interpretado pela rainha da sofrência, Marília Mendonça. Quem também deu o ar da graça foi Dua Lipa. A cantora britânica que fez história no Brasil, conquistou o 9º lugar da lista com seu “Don’t Start Now” - “tamborzinho, tamborzinho”!

Será que com essas informações já dá pra se ter uma ideia de quais foram os álbuns mais escutados do ano? Pode se dizer que sim! A primeira posição deste ranking ficou com “O Embaixador in Cariri (Ao Vivo)”, de Gusttavo Lima. O segundo lugar ficou com “Por Mais Beijos Ao Vivo (ao Vivo)”, da dupla Zé Neto & Cristiano, e o terceiro com “10 Anos Na Praia”, dos irmãos Matheus & Kauan. Ainda nesse quesito, vale destacar a revelação do ano, Os Barões da Pisadinha, que chegaram com tudo! Eles não só conquistaram o seu espaço no ranking dos artistas mais ouvidos do ano, como também, emplacaram dois dos seus principais álbuns - “Agora Eu Pego Mesmo” e “Batom de Ouro”, na sexta e sétima posições, respectivamente. E teve ainda Orochi fechando a lista com chave de ouro. A revelação do hip-hop/rap, ficou com a 10ª posição.

Oferecendo entretenimento e informação, em 2020, os podcasts reforçaram seu grande potencial de crescimento no mercado brasieliro. A podosfera nacional foi impactada por uma avalanche de criadores de conteúdo, apresentadores, atores e jornalistas do mais alto padrão, que contribuíram para que nos tornássemos o segundo maior mercado consumidor do formato, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. A primeira posição da lista dos podcasts mais ouvidos no Brasil em 2020 foi conquistada pelo “Horóscopo Hoje”, um programa original do Spotify que, diariamente, disponibiliza a previsão de cada signo do zodíaco. O segundo lugar coube ao “Café da Manhã”, noticiário que traz informações sobre o Brasil e o mundo, de forma simples e objetiva. O terceiro lugar da lista foi do “Primocast”, especializado em dicas sobre investimentos, finanças e empreendedorismo, seguido pelo “NerdCast”, que aborda todos os assuntos preferidos do mundo nerd.

Os mais ouvidos de 2020 no mundo

Em um ano marcado por tantas surpresas, você deve estar se perguntando: E fora do Brasil, quem foi que se destacou? Nós te contamos! No ranking global, com mais de 8,3 bilhões de streams, quem assumiu o primeiro lugar de artista mais ouvido de 2020 foi o rapper porto-riquenho Bad Bunny (confira a reação dele ao saber da notícia), seguido por Drake e J Balvin, pelo falecido rapper Juice WRLD e The Weeknd.

Confira mais curiosidades sobre o ranking de músicas globais e o consumo de podcasts no mundo:

Agora, vamos aos esperados rankings!

Rankings Brasil - Retrospectiva 2020 do Spotify:

Top 10 artistas mais ouvidos no Brasil

Top 10 músicas mais ouvidas no Brasil

Top 10 álbuns mais ouvidos no Brasil

Top 10 mulheres mais ouvidas no Brasil

Top 10 homens mais ouvidos no Brasil

Top 10 podcasts mais ouvidos no Brasil

Rankings globais - Retrospectiva 2020 do Spotify:

Top 10 artistas mais ouvidos no mundo

Top 10 músicas mais ouvidas no mundo

Top 10 álbuns mais ouvidos no mundo

Top 10 mulheres mais ouvidas no mundo

Top 10 homens mais ouvidos no mundo

Top 10 podcasts mais ouvidos no mundo