Vídeo: Roberto Jefferson faz ameaças e chama embaixador chinês de ‘macaco’
]
Ed Estado de Minas
(crédito: Reprodução/WhatsApp)
O presidente do PTB, o ex-deputado federal Roberto Jefferson, aparece, nesta quinta-feira (22/7), em vídeo postado em grupos de WhatsApp com dois revólveres em punho, se colocando ccomo “parte da resistência e da última trincheira da liberdade”.
Com um discurso cheio de clichês e desconexo com a realidade atual do país, Jefferson – pivô do escândalo do mensalão no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003/2010) –, aproveitou para enfatizar o discurso bolsonarista, que vê na China o seu alvo preferencial para críticas e ataques.
Jefferson parece estar em um clube de tiro, onde critica o comunismo, chama o embaixador chinês de “chinês malandro” e “macaco” e diz que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) “tem que mandá-lo embora”.
“Só por cima do nosso cadáver é que vão implantar aqui um regime ateu-marxista-comunista, onde um palhaço, macaco dá ordens às pessoas”, diz o político, fazendo olhar de ensadecido e em tom de ameaça.
Roberto Jefferson ataca e pede expulsão de embaixador chinês
]
Roberto Jefferson ataca e pede expulsão de embaixador chinês Ex-deputado e presidente do PTB chamou embaixador da China no Brasil de “macaco” e disse que Bolsonaro devia expulsá-lo
A- A+
Roberto Jefferson em vídeo Reprodução/Twitter
O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, ex-deputado federal, delator e preso pelo esquema do mensalão, publicou nesta quinta-feira (22) um vídeo com ataques ao embaixador da China no Brasil, Yang Wanming.
O embaixador ainda não se pronunciou sobre os ataques.
O vídeo foi publicado horas depois de Roberto Jefferson ter sido condenado em segunda instância a indenizar o ministro Alexandre de Moraes por tê-lo chamado de ‘Xandão do PCC’.
Nas imagens, Jefferson está com duas pistolas em frente a uma bandeira do Brasil e, após criticar o desarmamento dizendo que o “monopólio da força do Estado foi uma tentativa da esquerda de nos desarmar, para impedir que nós nos defensamos”, ele chama o embaixador de malandro e diz que Bolsonaro devia expulsá-lo do País:
“Os comunistas, como esse chinês malandro, que está aí, hoje na Embaixada da China, que tem que ir embora. O presidente tem que mandá-lo embora. Ele está afrontando o presidente da República. Esse xing ling embaixador (sic)”.
O ex-deputado segue e ao final chama o embaixador de “macaco”:
“Quando tudo tiver euxarido, nós somos a retraguarda. E só por cima do nosso cadáver é que vão implantar aqui o regime ateu marxista comunista onde um palhaço, macaco, com realismo que repete dogmas de Marx e Mao como esse embaixador da China. Dá ordens, ele é Deus, ele substitui Deus, mas eu não me ajoelho a esse macaco chinês. Só por cima do meu cadáver (sic)”.
Roberto Jefferson já defendeu a formação de milícias e a prática de tortura contra comunistas em outros vídeos publicados nas redes sociais. A sua conta já foi retirada do ar algumas vezes pela rede social.
As declarações estão sendo duramente criticadas por deputados federais, como a deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS), que compartilhou o vídeo:
Roberto Jefferson deve estar com sérios problemas de discernimento da realidade. Não é a primeira vez que ele protagoniza vídeos que misturam armas e fortes alucinações. Dessa vez, fez ameaças ao embaixador da China no Brasil, além de falas fascistas, xenófobas e racistas. pic.twitter.com/HvA7CIQksJ — Fernanda Melchionna (@fernandapsol) July 22, 2021
Em vídeo, Roberto Jefferson surge armado e chama embaixador de ‘macaco chinês’
]
Roberto Jefferson, presidente do PTB - Reprodução
Roberto Jefferson, presidente do PTBReprodução
Publicado 22/07/2021 18:53 | Atualizado 22/07/2021 18:54
Brasília - O ex-deputado federal Roberto Jefferson , presidente do PTB e defensor assíduo de governo Bolsonaro, apareceu nesta quinta-feira (17) em um vídeo portando dois revólveres e ameaçando o embaixador chinês Yang Wanming, a quem chama de “macaco chinês”.
Roberto Jefferson deve estar com sérios problemas de discernimento da realidade. Não é a primeira vez que ele protagoniza vídeos que misturam armas e fortes alucinações. Dessa vez, fez ameaças ao embaixador da China no Brasil, além de falas fascistas, xenófobas e racistas. pic.twitter.com/HvA7CIQksJ — Fernanda Melchionna (@fernandapsol) July 22, 2021
Publicidade
O político — que foi pivô do caso do mensalão durante o governo Lula— se coloca como “parte da resistência e da última trincheira da liberdade”, critica o comunismo e diz que o embaixador chinês tem de ser expulso do Brasil.
“Esse chinês malandro que tá aí na Embaixada da China tem que ir embora, presidente tem que mandá-lo embora”, diz
“Quando tudo estiver exaurido, nós somos a retaguarda e só sobre o nosso cadáver que vão implantar aqui um regime ateu, marxista, comunista, onde um palhaço, macaco, um realejo que repete dogmas de Marx como esse embaixador da China, dá ordens às pessoas (…) Eu não me ajoelho a esse macaco chinês”, continua Roberto Jefferson.
O embaixador Yang Wanming e a Embaixada da China ainda não se posicionaram sobre os ataques.